GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
JOSÉ DE MORAES TERRA ( DEDÉ TERRA )
JOSÉ DE MORAES TERRA ( DEDÉ TERRA )

JOSÉ DE MORAES TERRA, mais conhecido como “Dedé Terra” nasceu em Itapetininga no dia 9 de Julho de 1917 e faleceu no dia 27 de Fevereiro de 1997 aos 79 anos de idade.

Filho de Miguel dos Santos Terra e Orvalina de Moraes Terra.

Casou em Itapetininga no dia 27 de junho de 1940 com sua parente Zenith Maria Galvão, nascida em São Miguel Arcanjo no dia 8 de setembro de 1920, filha de Antonio Arantes Galvão (Tonicão) e Maria Elisa César de Noronha (Maricota) também de São Miguel Arcanjo. Zenith era professora em Itapetininga. Seus avós paternos: João Batista Nogueira Galvão, que era filho de José Galvão Nogueira, o segundo filho homem do Tenente Urias e de dona Elisa Arantes de Noronha. Seus avós maternos: César Gama de Noronha e Maria do Carmo Brandão.

Tiveram os filhos: 

i.   Ruy Galvão Terra nascido em Itapetininga no dia 6 de agosto de 1941. Casou no dia 5 de julho de 1964 na Igreja Matriz de Itapetininga com a Profª Neide Marcondes Cyrineu, filha de Juvenal Rolim Cyrineu e de Vera Marcondes Lobato. Faleceu no dia 28 de maio de 2011 na cidade de Sâo Paulo, onde residia. Foi assessor do ex-Prefeito Joaquim Aleixo Machado. Era funcionário da CESP em Sâo Paulo, onde se aposentou. Foi sepultado no cemitério da Paz, na capital, no domingo, dia 29 de maio de 2011.

Folha de Itapetininga n. 6.100 de 31/5/2011

ii.  Maria do Carmo Galvão Terra nascida em Itapetininga no dia 10 de agosto de 1945 casada com Antonio Pedro Rodrigues;

iii. Véra Lucia Galvão Terra nascida em Itapetininga em abril de 1950.

iv. Lucia Maria Galvão Terra nascida em Itapetininga em setembro de 1959, casada com Cláudio Ernesto Valente Villar

v.  João Batista Galvão Terra nascido em junho de 1963. 

Netos:

 i.i. - José Cláudio Cyrineu Terra, filho de Ruy nasceu em Itapetininga no dia 25 de maio de 1965, casado com Janine Jean Dodge nascida no Canadá em 17 de fevereiro de 1970.

i.ii. - Cláudia Maria Cyrineu Terra, nascida em Itapetininga no dia 15 de setembro de 1967, casada com o Engº Jorge Thomas Schwarzenberg nascido nos Estados Unidos no dia 12 de janeiro de 1968. Tiveram Jade e Brenda Terra Schwarzenberg nascidos em São Paulo.

iii. o Filósofo Cassiano;

iv. a Psicóloga Maria Célia Terra Rodrigues;

 v. Luciana, Lucas e

 vi. Laura Terra Villar;

Diplomado contador em 1936 pela antiga Escola de Comércio de Itapetininga. Foi funcionário por 15 anos da Cia. Agrícola e Industrial de Angatuba, em Itapetininga. Durante 5 anos foi Administrador Geral da Fazenda Pirituba Agropecuária de 8.500 alqueires, no município de Itaberá, pertencente a mesma Cia. Agropecuarista, no município de São Miguel Arcanjo, proprietário da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Pocinho, por mais de trinta anos. Outras atividades exercidas no município de Itapetininga, a saber: Sub-Prefeito do Distrito do Gramadinho, município de Itapetininga, no período de 1956/1959; Vereador à Câmara Municipal de Itapetininga, de  1/2/1965  a 31/1/1970; Vice-Prefeito do Município de Itapetininga, de 1/2/1970 a 31/1/1974; Diretor da Casa da Criança de São Vicente de Paulo; Diretor do Asilo São Vicente de Paulo; Presidente da Corporação Musical de Nossa Senhorado Rosário; Tesoureiro da Associação Atlética de Itapetininga (AAI) de 1935/1945 e um dos sócios fundadores; Idealizador, fundador e 1º Gerente da Cooperativa Agropecuária da Região de Itapetininga (CAPRI) em 1965, hoje, a COLASO; Diretor-Secretário do Conjunto Assistencial Sócio Cultural das Estrelas (CASCEI) de 1965 a 1984, da Igreja Matriz Nossa Senhora das Estrelas; 10. Tesoureiro do Recinto de Exposições de Animais “Acácio de Moraes Terra” de Itapetininga; Tesoureiro do Jóquei Clube de Itapetininga; Membro da Comissão Técnica de Leite da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP); Delegado do Sindicato Rural Patronal de Itapetininga, junto a FAESP; Diretor-Secretário do Sindicato Rural Patronal de Itapetininga, de 1971/1995; Membro do Conselho Fiscal do Centro de Tradição Tropeiro-Boiadeiro de Itapetininga; Membro do Conselho Fiscal da Associação Atlética de Itapetininga-(AAI); Membro do Conselho Fiscal da Cooperativa de Laticícios de Sorocaba – (COLASO); Credenciado pelo Diretório Estadual da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), foi interventor político na cidade de Angatuba, em 1973.

HONRARIAS

Por muitos anos serviu como membro do corpo de jurados do Forum Desembargador “Bernardes Júnior” de Itapetininga.

 Recebeu vários títulos honoríficos, a saber: 

  1. Sócio benemérito da Associação Atlética de Itapetininga (AAI), em 05/12/1961;
  2. Sócio benemérito do Asilo São Vicente de Paulo de Itapetininga, em 12/08/1962;
  3. Título de Benfeitor do Asilo São Vicente de Paulo de Itapetininga, em 29/06/1968;
  4. Sócio benemérito do Jóquei Clube de Itapetininga, em 30/06/1977;
  5. Presidente de honra da Corporação Musical Nossa Senhora do Rosário de Itapetininga;
  6. Cidadão Benemérito de Itapetininga com a medalha de mérito, outorgado pela Câmara Municipal de Itapetininga pelos relevantes serviços prestados à comunidade durante a sua vida, em 31/Maio/1996.

 HOMENAGENS  PÓSTUMA

Foi lhe dado no Município de Itapetininga o seu nome em uma das Avenidas da cidade e, também, por parte da Cooperativa de Laticínios de Sorocaba ‘COLASO” unidade de Itapetininga, onde funciona a Usina de recebimento e empacotamento de leite longa vida que passou a ser denominada “Unidade JOSÉ DE MORAES TERRA”.

Colaboração de Vera Lucia Galvão Terra

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
4




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1687972